Fator de risco é um termo designado para qualificar qualquer situação que aumente a probabilidade de ocorrência de determinada doença.
A doença de Alzheimer apresenta três principais fatores de risco:
· IDADE
O fator de risco mais conhecido e o único fator de risco inquestionável sendo aceito universalmente. Conforme-se envelhece maior a probabilidade de você desenvolver a doença. Embora a doença geralmente afete pessoas com mais de 65 anos, ela pode também afetar pessoas mais novas.
· HISTÓRICO FAMILIAR
Aqueles que possuem um parente consanguíneo como um irmão ou pai ou filho que possuem a doença possuem uma maior chance de desenvolvê-la. O risco aumenta para cada parente com a doença. Mas mesmo que algum membro de sua família tenha Alzheimer não quer dizer que você vai desenvolver a doença.
· GENÉTICA
A carga genética vinda dos ascendentes está envolvida no aparecimento do Alzheimer. A presença de certas combinações genéticas de proteína aparentemente anormais no Alzheimer aumenta o risco da doença. No entanto carregar uma variação desse gene não quer dizer que com certeza você desenvolverá a doença.
Outros fatores de risco que ainda não foram comprovados, mas amplamente aceitos são:
· SEXO
As mulheres desenvolvem mais Alzheimer do que os homens. Não existe nenhuma explicação cientifica para essa vantagem masculina. O fato da expectativa de vida da mulher ser maior que o do homem faz com que essa estatística seja melhor estudada .
· TRAUMATISMO CRANIANO
Algumas pessoas que desenvolvem a doença têm em seu histórico médico um traumatismo crânio-encefálico pouco tempo antes do diagnostico do Alzheimer. Acreditando-se que o traumatismo funcione como um fator desencadeante. Porém nem todo mundo que desenvolve a doença a sofreu um traumatismo anteriormente.
· ESTILO DE VIDA
Hipertensão arterial sistêmica, colesterol elevado, obesidade e diabete melito podem aumentar a co-morbidade com o Alzheimer.
· EDUCAÇÃO
Estudos acharam uma relação entre pouca educação e o risco de desenvolver Alzheimer, o que leva a crer que o nível de educação parece ser uma proteção para a doença.
· ALUMINIO
A presença de alumínio encontrada nas placas senis do cérebro de alguns pacientes não caracteriza que este foi o motivo para o desenvolvimento da doença. A presença de alumínio parece ser a consequência da morte neural e não a causa da doença. Alguns estudos encontram grandes concentrações de alumínio em pessoas saudáveis. A teoria do alumínio como fator de risco esta cada vez menos sendo estudada porque tudo leva a crer que essa teoria é falsa.
· SÍNDROME DE DOWN
Um dos subtipos de demência encontrado na doença de Alzheimer é o da síndrome de Down e, parentes de pessoas com síndrome de Down, apresentam maior chance de desenvolver Alzheimer.
Portanto a doença de Alzheimer não esta relacionada a apenas um único fator de risco. Sendo ela relacionada a uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Fontes de referência: http://www.alzheimermed.com.br
Postado por Pedro Ernesto de Andrade Figueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário