sábado, 9 de julho de 2011

A frutose e o aumento dos triglicerídeos.

Baseando-se no artigo disponibilizado no blog de biobio, iremos responder a pergunta solicitada. 
                Vários estudos tem sido feitos acerca da frutose e seu metabolismo, bairros deles apontaram que o consumo deste nutriente influi no desenvolvimento de uma série de problemas como a diabete mielitus tipo 2, hipertensão e aumento de triglicerídeos (TAG).
A alta absorção e fosforilação de frutose pelo fígado através da Frutoquinase faz com que pouca frutose chegue à circulação, o que não acontece com a glicose que é em grande parte devolvida à circulação para a manutenção da glicemia. Como a glicose estimula a libertação de insulina pelas células β do pâncreas e a frutose não, a ingestão excessiva desta resultar em uma resposta insulinémica pós-prandial diminuída em comparação à glicose. A insulina aumenta a expressão lípase das lipoproteínas, sem o aumento desta expressão, os TAGs tem sua captação diminuída pelo tecido adiposo subcutâneo principalmente e passam mais tempo na circulação sanguínea, o que acaba fazendo com que ele sendo captado pelo tecido adiposo visceral que tem efeitos mais nefastos para o corpo.

Além disso, a regulação da enzima Glicoquinase acontece negativamente com altas concentrações de Frutose-6-Fosfato, este mecanismo deixa de ocorrer de forma eficiente devido ao fato de a enzima Frutoquinase converter Frutose em Frutose-1- Fosfato que funciona como modulador positivo para a Glicoquinase e a Glicogênio Sintase (como é exemplificado na imagem abaixo) o que acaba aprisionando a glicose nos hepatócitos como é mostrado na imagem abaixo:



A ação da Frutoquinase acaba estimulando também a DNL (lipogênese “de n,, o que faz com que a quantidade de Acetil-CoA seja maior do que as mitocôndrias conseguem metabolizar, este acaba sendo convertido em Citrato e torna-se substrato para a DNL, a Frutose ainda tem, através dos seus intermediários, a capacidade de ativar genes das enzimas da DNL. O aumento dos lípidos hepáticos está relacionado a diminuição da degradação de apoB o que aumenta a síntese e secreção de VLDL ricas em TAG para a corrente sanguínea.                 A imagem abaixo mostra as vias por as quais a frutose participa e acaba alterando.

Bibliografia:
-Artigo disponibilizado no http://biobio-unb.blogspot.com/

Postado por Mateus Cambuí Milhomens

Nenhum comentário:

Postar um comentário